"A inovação é a ferramenta mais forte para o sucesso de uma organização."
Jardel Melo

Referencial Teórico


   A nossa qualidade de vida está ligada, de forma indireta, aos negócios internacionais que movimentam o mercado global.  Portanto, as empresas têm buscado se relacionar com este cenário, se integrando à possibilidades mais amplas de comércio e investindo em novas áreas, promovendo assim, expansão do seu produto e o surgimento de mais consumidores. Dessa forma, acontece a internacionalização das empresas.
     Conforme Cavusgil (2010, p. 14)
“As empresas buscam a internacionalização por uma série de motivos;... Um exemplo de motivo estratégico, ou pró-ativo, consiste em aproveitar as oportunidades do mercado estrangeiro ou adquirir novos conhecimentos.”
    
Nesse âmbito comercial, as empresas precisam estar atentas ao desenvolvimento do mercado estrangeiro e às formas de negociação internacionais em relação aos seus investimentos. Cria-se então, a necessidade de estratégias de internacionalização.
             Cavusgil (2010) afirma que estratégia é a ação de uma empresa, por meio de seus recursos, para se destacar na competitividade e realizar as metas desejadas.
De acordo com Kotabe e Helsen (2000) existem as seguintes estratégias de internacionalização:


  •          Licenciamento: é uma transação contratual onde a empresa, também chamada de licenciadora, oferece alguns dos bens e direitos que sua instituição possui para a licenciada, a empresa estrangeira, em troca de royalties (compensações financeiras). Os valores pagos variam entre 0,8% a 15% de acordo com o faturamento. Nesse caso, não são exigidos da empresa muitos recursos e é possível a quebra das barreiras da importação. Viabilizando assim, maior uso dessa estratégia pelas pequenas empresas, que tendem a enfrentar a variação dos royalties. Um problema encontrado na utilização do licenciamento é o uso dos bens e direitos atribuídos, que podem não ser transmitidos de forma clara e competitiva e podem ocasionar na transformação de parceiros atuais em futuros concorrentes.


  •             Exportação é a introdução das empresas no mercado internacional por intermédio da venda dos seus produtos no mercado estrangeiro. Temos diferentes tipos de exportação:
- indireta: realizada por um representante do próprio pais exportador.
- cooperativa: colaboração com uma empresa local ou estrangeira.
- direta: acontece quando a empresa possui um departamento especifico de exportação onde ha comunicação direta com um representante no mercado estrangeiro para desenvolver as exportações.  
  •           Franchising: como o licenciamento, consiste em um acordo em que uma empresa (o franquiador) concede a outra empresa (a franquiada) o direito do conceito do negócio e da marca recebendo em troca, também, royalties. Dessa forma a empresa pode expandir sua marca no mercado global a um investimento mínimo. Há riscos, porém, limitados e os franquiadores tem grande preocupação com o controle das operações dos franquiados. 
  •          Subsidiárias de propriedade total da matriz são empresas multinacionais que entram em um território estrangeiro visando a administração e o controle de todos os processos e tarefas internos para a aquisição de todo o lucro da empresa. Esta entrada no mercado internacional pode ocorrer ao iniciar uma nova empresa no exterior ou através da compra de uma empresa ja existente no mercado-alvo.          
  •           Alianças Estratégicas: Uma característica distinta usada hoje pelas corporações globais são os relacionamentos cooperativos. Então, denominamos como aliança: quando a fusão de uma ou mais organizações são usadas para atingir metas significativas que sejam mutuamente benéficas. Essas fusões também dependem da troca de experiências entre os parceiros, promovendo o aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. As empresas formam essas alianças para obterem defesa, conquista, permanência ou reestruturação.

  • ·         Joint Ventures: considerada uma  maneira apropriada de expansão de empresas  e entrada no mercado estrangeiro. Acontece quando uma empresa no exterior concorda em compartilhar capital e recursos com a empresa nacional para poderem abrir uma nova entidade no país alvo. Através dessa estratégia obtêm-se a  participação no lucro e maior controle sobre as operações porém, pode haver inconfiabilidade e conflitos entre as partes envolvidas.
  • ·           Contrato de Produção: negociação entre duas empresas, sendo que uma delas fica responsável pela produção de partes ou do produto inteiro. Esse tipo de contrato apresenta um problema semelhante ao do licenciamento, a ameaça de surgir um novo concorrente, porém, permite o acesso a mercados que estariam restritos em outros casos e promove a redução de custos. 
De acordo com Cavusgil (2010, p. 233) a empresa deve desenvolver flexibilidade mundial para administrar riscos e oportunidades específicos de cada país.  A empresa deve, também, relacionar sua atuação no mercado com os "riscos e oportunidades" que os concorrentes oferecem. Para o SEBRAE uma empresa precisa possuir um diferencial competitivo para ter a sua própria identidade, ou seja, os atributos ou as vantagens que essa empresa disponibiliza, para atender alguma necessidade dos clientes e consequentemente se tornar única e superior aos seus concorrentes.
         

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