Hitórico
A sigla FIAT significa Fábrica
Italiana Automobilística de Turim e até mesmo faça-se em
latim.
Fundada por Giovanni Agnelli em
11 de julho de 1899, a
empresa passou pelos herdeiros da família e chegou nas mãos do neto, que tinha
apenas 28 anos, em 2004. Antes da presente data a empresa permaneceu sob a
direção de outros membros da família Agnelli.
As atividades do grupo Fiat
resumiam-se em fabricação de automóveis e veículos agrícolas. Na primeira fase
da década do século XX o grupo começou a produzir locomotivas e veículos mais
pesados, porém com o início da guerra mundial, a Fiat enxergou uma ótima
oportunidade de comércio. Passou então a fabricar ambulâncias, metralhadoras e
também motores de submarinos.
O centro das suas atividades
esta na Itália, mas atua em 61 países e emprega mais de 220.000 pessoas.
A
Fábrica Italiana Automobilística de Turim atua em diversos campos financeiros,
como por exemplo: a marca Ferrari, que a Fiat detém 50% das ações. Também
podemos citar outras marcas que são patrimônios da empresa como a Iveco,
Case e New Holland.
A Fiat também é proprietária da
Juventus FC, clube da 1ª Divisão do Campeonato Italiano. Além de
patrocinar a Fondazione Giovanni Agnelli, fundação de pesquisa nas áreas
social e econômica, também patrocina o Palazzo Grassi, famoso edifício
antigo de Veneza,
que hoje é um museu.
http://www.fiatclube.com.br/fiat/viewtopic.php?f=11&t=1593 http://areadeescape.files.wordpress.com/2010/12/fiat-lingotto.jpg
Institucional
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Institucional
Instalada em Betim (MG), desde
A Fiat Automóveis investe também em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores.A maior empresa do Grupo Fiat no Brasil fechou o ano com 736.973 veículos emplacados. Já as exportações atingiram 45.218 unidades.
Gestão
A Fiat adota coerência, transparência, ética e exigência consigo. Preocupa-se
constantemente com o cliente e com toda a sociedade.
·
Missão
Oferecer produtos diferenciados, atraentes e que
proporcionem uma experiência de marca positiva, ultrapassando os limites da
relação entre carro e consumidor, traduzindo a essência da marca Fiat e levando
seus valores até o cotidiano de seus consumidores de forma ousada e inovadora.
·
Visão
Ser um projeto que traduza os atributos e
valores da marca Fiat, capaz de interagir com o consumidor em diversos momentos
do seu cotidiano, sendo reconhecida pela excelência na execução de suas ações e
produtos.
·
Princípios
Integridade e rigor, abertura ao debate e busca
da convergência, capitalização das diferenças culturais, competência
profissional como paixão, rapidez e determinação, propositividade e vontade de
superar-se.
·
Valores
Satisfação do cliente, Valorização e respeito às pessoas, Atuação como
parte integrante do Grupo Fiat, Responsabilidade social e Respeito ao Meio
Ambiente.
PROCESSOS PRODUTIVOS
·
Pólo de Desenvolvimento
O Pólo de Desenvolvimento Fiat é composto por seis
áreas de engenharia e capacita a Fiat Automóveis a deter toda a tecnologia de
projetar um automóvel, do design até a construção dos protótipos.
· Fábrica de motores e transmissão
Os
motores e transmissões dos automóveis Fiat são desenvolvidos e produzidos pela
maior empresa de sistemas de propulsão da América Latina, a FPT – Powertrain
Technologies.
· Prensas
No setor de prensas, as chapas de aço são transformadas em peças para a
carroceria do automóvel.
· Unidade Operativa Funilaria
As peças estampadas nas prensas são soldadas na funilaria e a carroceria
começa a tomar forma.
· Pintura
O processo de pintura é o cerne da durabilidade e embelezamento da
carroceria de um automóvel, elo da estética e da qualidade.
· Montagem final
No galpão de montagem final é feita a finalização do
veículo, após a saída da pintura.Pista de Testes
Para garantir a segurança e a qualidade dos veículos Fiat, 100% dos carros que saem da linha montagem passam pela pista de testes. Sendo eles: testes de rumorosidade, testes de impermeabilidade, testes de cambio e transmissão, testes de frenagem.
Grupo Fiat
O Grupo Fiat é o maior grupo industrial da Itália e um dos maiores do mundo,
com operações industriais em mais de 60 países espalhados pelos cinco
continentes do planeta.As principais atividades do grupo no Brasil concentram-se na produção e venda de automóveis e caminhões (Fiat Automóveis e Iveco); desenvolvimento e produção de motores e transmissões (FPT - Powertrain Technologies); produção de peças fundidas em ferro para a indústria automobilística nacional (Teksid do Brasil); fabricação de máquinas agrícolas e de construção (CNH); produção e comercialização de componentes automotivos (Magneti Marelli); fornecimento de equipamentos de automação industrial (Comau); consultoria e formação de pessoal (Isvor); consultoria e administração empresarial (Fiat Services).
O Grupo Fiat também atua no setor financeiro. Sua presença se projeta na educação e cultura, através da Fundação Torino e da Casa Fiat de Cultura.
O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA - Henrique Thielmann, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, do governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia, o Presidente do Veteran Car Clube de Minas Gerais: Otávio Pinto de Carvalho, o presidente da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina, Cledorvino Belini
Capacidade Produtiva
Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis opera atualmente em três turnos, com capacidade produtiva para até 800.000 veículos por ano. A fábrica Fiat em Betim é a maior instalação da empresa fora de seu país natal, a Itália.
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Dimensões da fábrica

Data de inauguração: 9 de julho de 1976
Primeiro veículo produzido: Fiat 147
Área total: 2.250.000 m²
Área construída: 613.800 m²
Área construída: 613.800 m²
Sustentabilidade
Ao eleger a educação e a inovação como pilares de suas estratégias socioculturais, a empresa reforça o ideal de contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e criativos, instigando-os a construir um novo futuro para si e para o país.Ter comprometimento com a marca Fiat respeitando seus valores e interesses, oferecer produtos e serviços inovadores que traduzam o espírito da marca Fiat com atitude e ousadia, de maneira que provoquem o olhar e o encantamento do consumidor e reforcem atributos como tecnologia e modernidade. Estender o relacionamento com o consumidor, sempre respeitando suas necessidades, solicitações e desejos.
Tratamento de água da Fiat
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http://www.fiat.com.br/mundo-fiat/institucional.jsp
A Fiat no ambiente internacional
A fiat com toda essa capacidade e estrutura é, objetivamente, atingida por fatores externos que de alguma forma modificam suas ações no comércio internacional.Nesse sentido recordamos a Teoria Contingencia.
Segundo Chiavenato, 2000. A Teoria Contingencial consiste em uma matriz onde existem possibilidades de que algo planejado venha ser alterado ou desfeito pela interferência de alguma variável ambiental. E ainda atenta à conclusão de que não existem segmentos padrões na busca de soluções ao administrar. Todavia, deve-se verificar a situação e buscar a maneira adequada.
Modelo dessa concepção são os gráficos, a seguir, que apresentam a análise e comparação dos dados de exportação dos carros Fiat com a cotação do dólar no período de janeiro à abril dos anos de 2011 e 2012.
O número de veículos exportados pela montadora se extende de acordo com o aumento do valor da moeda no período estudado.
Planilha de exportação Fiat
http://www.portalbrasil.net/indices_dolar.htm
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