A
interdisciplinaridade do Tidir pode ser percebida ao longo de todo trabalho. A
disciplina Leitura e Produção de Texto está presente na construção de todo
trabalho. Filosofia e Ética nos ajudou a
avaliar as implicações das inovações em negócios e na construção das
subjetividades contemporâneas: linguagem, razão, moral e ética. Teoria da
administração contribuiu com o próprio tema e para avaliar o impacto das
inovações sobre a gestão das organizações.
Este trabalho
nos proporcionou a abrangência de conhecimento, ao adquirirmos uma noção mais
clara do funcionamento do comércio internacional e algumas atitudes exigidas
para que se possa participar das variadas negociações nele.
Pesquisar a empresa Fiat Automóveis
S/A, foi um grande desafio. Como a empresa é extremamente restrita ao fornecer
informações sobre sua inserção no ambiente internacional, tivemos que optar
pela busca do conteúdo de forma mais ampla. Porém, a empresa ao ser uma das
mais influentes na região, realizar grandes projetos e demonstrá-los por meio
da mídia e ser líder no segmento por tanto tempo direcionou o prolongamento de
nossas pesquisas, de forma que pudemos coletar diversas informações e
apresentar uma estrutura rica e compatível com nossos objetivos.
O mercado automobilístico no Brasil é relevante, levando em
consideração seu crescimento e valimento na sociedade. Considera-se então
resultado deste trabalho, o aprendizado dos movimentos gerais e efetivos que as
organizações desse setor devem executar para estarem presentes e atuantes no
âmbito internacional.
O fato de não termos conseguido uma visita nem uma entrevista com
executivos da Fiat tornou a pesquisa pelas estratégias e diferenciais de
mercado da empresa mais difíceis, ao nos deixas dependentes única e
exclusivamente de fontes externas, como site da empresa, revistas e materiais
encontrados na internet. Limitando um pouco o desenvolvimento do trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário